sexta-feira, 27 de maio de 2011

CURIOSIDADES DA INFORMÁTICA II

                         DEZ  VEZES  E  NADA


 
     Um homem reformatou seu disco não apenas uma ou duas vezes, mas 10 vezes antes de perceber que havia informações valiosas que ele não poderia perder. Então recorreu à Ontrack que, em apenas uma tentativa, recuperou toda a informação.



               PRIMEIRO  SOFTWARE 

 
    O primeiro software de uso geral foi o CTSS (Compatible Time-Sharing System), desenvolvido no MIT e apresentado em novembro de 1961. Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") e batizam-no de DOS (Disk Operating System) e vendem licenças à IBM, O DOS é considerado por muitos o primeiro softawe desenvolvido para computadores pessoais.

                          
              A  CRIAÇÃO  DO  DISQUETE 

 
    Em 1967, David Noble, da IBM criou um disco de 8 polegadas e 80 kB que era somente para leitura, mas logo descobriu que a sujeira estragava rapidamente o disco.     
    Assim, criou a capa que encobre os disquetes, e que se tornaram sua marca característica. 
    Em 1975, o tão-famoso disco de 5 1/4 polegadas foi criado, mas a fábrica que o construíu não viu futuro para ele e o projeto foi arquivado. Somente em 1978 estes disquetes começaram a ser distribuídos, e logo se tornaram muito populares. 
    E finalmente, em 1982, a Sony criou o disquete de 3 1/2 polegadas, que funcionavam apenas nos seus computadores. Mas logo outros fabricantes começaram a usar o formato e ele se tornou dominante na indústria. Embora a capa que o recobria agora fosse dura, o disquete continuava sendo chamado de "disco flexível". 


A  ORIGEM  DO  HD  E  SEU  NOMES


    O primeiro HD (305 RAMAC), ou disco rígido na época, foi desenvolvido pela IBM em 1957, com uma capacidade de 5Mb. Em 1973 a mesma IBM lançou o modelo 3340 "Winchester", nome que ficou popularizado e hoje está em desuso.
    O nome disco rígido (hard disk) foi criado para ser chamado por oposição a disco flexível (do inglês, “floppy disk”).

      
QUEM  CRIOU  O  MOUSE?

 
    O norte-americano Douglas Engelbart, engenheiro eletrônico, foi quem criou o mouse, em 1968. Mas quando sua invenção começou a se popularizar, sua patente já havia vencido, ou seja, ele acabou não recebendo nada pela sua criação.
    O primeiro computador pessoal a utilizá-lo foi o Lisa, modelo desenvolvido pela Apple, em 1983.

  





QUEM  CRIOU  A  CONEXÃO  USB? 




    O padrão USB (Universal Serial Bus) foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple, HP, NEC, Intel e Agere. O intuito era criar uma conexão entre o computador e vários periféricos sem ter a necessidade de desligamento do aparelho. A primeira versão do projeto surgiu em 1994. O padrão atual mais usado, o USB 2.0 foi lançado em 2000.

  
O DESENVOLVIMENTO DA INTERNET


    Em 1969, cientistas norte-americanso desenvolveram uma rede que interligava computadores, cujo nome era ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Originalmente, foi usada para fins militares, devido à guerra fria.
    Em 1987, o governo dos EUA acabou liberando o uso comercial da rede, e finalmente, em 1991, nascia a web com o primeiro site hospedado, desenvolvido no laboratório CERN, na Suíça, pelo inglês Tim Berners-Lee, que acabou abrindo mão da patente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário